Numero da acessos

Contador visitas

Quem sou eu

Minha foto
Novo Hamburgo, RS, Brazil
Armazem das Tralhas, desde 2008 facilitando a vida dos pescadores com as melhores iscas artificiais para seu tipo de peixe. Quem ja negociou por aqui sabe da seriedade e comprometimento que temos para com os pescadores, porque sou pescador também. Aproveitem, sugestões e criticas sempre são bem vindas.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Padrão de comportamento sazonal

Fonte: Bassonline
Autor: Texto & Fotos: Glauco Oda (glauco@bassonline.com.br)

A pesca do Black-Bass varia muito de acordo com as estações do ano e condições climáticas. Nessa matéria iremos apresentar um guia básico de comportamento do Black-Bass de acordo com as estações do ano e as técnicas mais eficazes para cada uma delas. Antes, porém, cabe uma explicação, o guia de padrão de comportamento sazonal deve ser apenas a primeira referência para preparação para uma pescaria e não deve ser visto como uma regra absoluta. É muito importante levar em consideração também outros fatores como as características e peculiaridades da represa, variação do nível da água, chuvas, entrada de frente fria, etc... todos esses fatores possuem influência direta sobre o comportamento do Black-Bass.

Verão (Dezembro ~ Fevereiro)
O verão é caracterizado pelas altas temperaturas e também por ser a estação das chuvas, onde ocorrem as maiores variações nos níveis das represas. Quanto maior a temperatura, menor o nível de oxigênio dissolvido na água e consequentemente o Bass também ficará mais lento. Resumidamente, temos três possibilidades de pesca:

- Locais rasos: sempre com algum tipo de estrutura, preferencialmente nas primeiras horas da manhã e no final do dia. Ou em locais com vegetação aquática (produtoras de oxigênio). Técnicas: Rubber-jig; Flórida; no-sink; wacky e jig-wacky quando o peixe estiver suspenso; midosto; jerkbaits e crankbaits de raso.
- Locais profundos: barrancos, drop-offs, estradas, canais... geralmente nas horas mais quentes do dia. Técnicas: Down-shot/Shooting; Split-shot; Rubber-jig; Jig-head; jig-wacky; AD; crankbaits de fundo.
- Locais com correnteza: entradas de água em geral: cachoeiras, bocas de rios, ou até locais com incidência direta de ventos. Técnicas: Flórida; No-sink; Spinnerbaits; vibrations; jerkbaits e crankbaits.

Outono (Março ~ Maio)
O outono pode ser subdividido em duas fases: início do outono e período de transição.

- Início do outono (ou período de alimentação): geralmente entre março e o início de abril, é caracterizado pelas temperaturas mais amenas (semelhantes da primavera) e pelo fim do período das chuvas constantes. É uma excelente época para se pescar o Black-Bass que estará bem mais ativo, os locais de pesca são os mesmos que na primavera com destaque para as enseadas e grotas.
Técnicas: Down-Shot; Carolina; Texas; Wacky; Jig-Wacky; Midosto; No-sink; Neko; Spinnerbaits; Vibrations; Jerkbaits; Crankbaits.
- Período de transição: caracterizado pelo início do frio, isto é, período de transição entre o outono e o inverno. Nesse período o Bass começará a se deslocar para locais mais fundos ou locais fundos próximos de locais rasos. Destaque para os bicos primários e secundários; grotas e flats. Técnicas: Rubber-jig; Jig-head; AD; Down-shot; Split-shot; Jig-Wacky; Neko; Jerkbaits e crankbaits.

Inverno (Junho ~ Agosto)
No inverno, devido à baixa temperatura da água, o Black-Bass tende a ficar com o metabolismo letárgico quando em águas profundas, principalmente nas ocasiões de entradas de fortes frentes-frias ou então suspensos em regiões de água mais confortáveis.
Geralmente são nos horários mais quentes do dia (perto do meio-dia) que o peixe procurará os locais rasos para se alimentar. Destaque para áreas com drops verticais, mas principalmente para locais fundos próximos de locais rasos.
Técnicas: Down-shot; Rubber-jig; Split-shot; Jig-head; Jig-Wacky; Han-Han; AD; Spinnerbait (Slow roll); Jerkbaits do tipo suspending; crankbaits de fundo.


Primavera
A primavera coincide com o período de desova do Black-Bass, sendo a estação do ano no qual o peixe se torna mais ativo, atacando praticamente qualquer tipo de isca. Podemos subdividir a primavera em três fases:

- Pré-desova (final de Agosto ~ Setembro)
São características da pré-desova: peixe se deslocando das áreas mais fundas para áreas mais rasas (locais de desova), temperatura da água mais uniforme e macho se preparando para fazer o ninho. Destaque para os bicos e grotas com estruturas diversas para a desova.
- Desova (Outubro)
Auge da desova, peixe muito ativo atacando qualquer tipo de isca. Destaque para as grotas rasas e flats; locais com troncos cortados ou outros tipos de estruturas densas.
- Pós-desova (Novembro)
Machos: permanecem nos locais rasos, locais de ninho, protegendo os alevinos.
Fêmeas: exaustas, procuram locais mais fundos. (mesmos locais de pré-desova).
Técnicas: na primavera pelo motivo do peixe estar mais ativo, podemos obter sucesso com qualquer técnica, entretanto podemos destacar o down-shot; jig-head; midosto; AD; Jig-wacky; Neko e pequenos spinnerbaits.

Dicas:
- Concentre-se em locais até 5m de profundidade;
- Nem todos os peixes desovam ao mesmo tempo e uma fêmea madura pode desovar mais de uma única vez na primavera;
- São geralmente nas luas grandes que o ciclo de desova se inicia;


Nenhum comentário: