Numero da acessos

Contador visitas

Quem sou eu

Minha foto
Novo Hamburgo, RS, Brazil
Armazem das Tralhas, desde 2008 facilitando a vida dos pescadores com as melhores iscas artificiais para seu tipo de peixe. Quem ja negociou por aqui sabe da seriedade e comprometimento que temos para com os pescadores, porque sou pescador também. Aproveitem, sugestões e criticas sempre são bem vindas.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

A biologia do Black Back - Conceitos Básicos

A biologia do Black-Bass Conceitos Básicos



Texto & Fotos: Glauco Oda (glauco@bassonline.com.br)



Nesta matéria iremos mostrar alguns conceitos básicos sobre a biologia.

Como pescadores, devemos compreender profundamente a biologia do Bass e como os fatores do meio ambiente causam mudanças no comportamento do peixe.







Preferência alimentar


A necessidade básica de alimentação é o fator principal de sobrevivência de qualquer ser vivo. O Black-Bass assim como outros peixes predadores são oportunistas, aproveitando sempre do tipo de forragem mais frágil ou mais abundante no meio ambiente, assim as preferências alimentares podem variar durante o ano de acordo com a disponibilidade de alimentação. Para estabelecermos um padrão de preferência alimentar, devemos estudar os tipos de forragens disponíveis, isto é, as espécies que servem de alimentação para o Black-Bass durante o ano e as suas características: locais de preferência, tipo de alimentação, época de reprodução, etc. Dessa forma, juntamente com o guia básico de padrão sazonal poderemos refinar ainda mais os locais com maior probabilidade de pesca, escolhendo as iscas com os formatos, cores e ação que mais se aproximem da espécie de forragem de preferência do Black-Bass.


Visão

O Black-Bass é essencialmente um predador visual, isto é, embora ele utilize os outros sentidos, quase sempre a última decisão sobre atacar ou não uma presa passa pela uma análise visual da presa. Assim a seleção de cores das iscas que iremos utilizar é muito importante. O espectro de cores começa a distorcer a partir da superfície da água, a quantidade de distorção depende da claridade da água, profundidade e correnteza.Em águas limpas, a distorção é menor, assim as cores mais claras e mais naturais são as mais indicadas.Em águas sujas, a penetração da luz é limitada e a distorção do espectro é maior, assim as cores escuras são mais indicadas do que as cores claras. Quanto mais suas iscas se assemelharem dos tipos de forragens existentes (forma e movimento), maiores serão as chances de sucesso em suas pescarias.

Audição


O Black-bass “escuta” através da detecção das vibrações que passam pela água. Essas vibrações são captadas através das linhas laterais que são compostas por inúmeras terminações nervosas que mandam estímulos diretamente para o cérebro do peixe. O Bass determina qual é o “som” analisando esses estímulos, os sons dos ratlins de algumas iscas podem comprovadamente despertar as atenções do Black-Bass, entretanto, ainda assim será necessário estabelecer uma identificação visual do alvo para um possível ataque.


Paladar e Olfato

O olfato é certamente um sentido secundário para o Bass, não sendo o fator decisivo para o Bass atacar uma isca, entretanto em situações principalmente de água suja os sentidos secundários podem chamar a atenção do peixe. Evidências de estudos indicam que o Bass pode captar o odor na água há diversos metros, obviamente, dependendo da direção da correnteza da água e número de estruturas. O paladar se torna extremamente importante quando pescamos com as iscas softs, o uso de iscas com sal ou outras essências podem fazer o peixe segurar a isca por mais tempo na boca, dando um tempo extra para o pescador fisgar o peixe.
Outros fatores: Oxigênio, pH, Pressão Atmosférica

Oxigênio dissolvido na água
O nível de oxigênio dissolvido na água pode variar para cima e para baixo durante um dia de acordo com muitos fatores. A temperatura da água está diretamente relacionada com o nível de oxigênio, quanto maior a temperatura, menor o nível de oxigênio dissolvido na água. Entretanto, as plantas aquáticas podem produzir oxigênio durante o dia através do processo de fotossíntese, mas lembre-se que durante a noite as plantas respiram e produzem CO2.Outros fatores que podem aumentar o nível de oxigênio dissolvido na água são o vento e os locais de correnteza / entradas de água.O nível de oxigênio “ideal” para o Black-Bass varia entre 5 a 10 ppm. Sendo que em ambientes com baixo nível de oxigênio dissolvido o peixe pode ficar inativo, parando de se alimentar.


pH
O pH é a medida dos íons de Hidrogênio livre na água. Um pH igual a 7 é considerado neutro, menor do que 7 é ácido e maior básico ou alcalino. Outra coisa importante para lembrar é que a medida do pH obedece a escala logarítima, isto é, um pH 6 é 10 vezes mais ácido do que um pH 7.O pH “ideal” varia entre 6 a 9, entretanto o Black-Bass pode se adaptar a diferentes níveis de pH desde que não ocorra uma mudança muito rápida no meio ambiente. A chuva, e substâncias que ela traz podem contribuir para abaixar o pH da água. Águas muito ácida são ruins para o sistema ecológico como um todo, pois diminuem a quantidade de plâncton, a base da cadeia alimentar.


Amônia
A amônia é liberada pelo estresse do peixe. Em reservatórios ou viveiros com baixa circulação de água o nível elevado de amônia pode levar o peixe a morte.


Pressão atmosférica
A pressão atmosférica está relacionada diretamente com a altitude do local de pesca. O Black-Bass assim como os outros peixes é sensível as mudanças bruscas na pressão atmosférica. Um aumento muito alto do nível normal geralmente irá fazer o peixe entrar num estado de inatividade. Agora num dia de pressão estável, uma pequena queda pode aumentar o estado de atividade do peixe consideravelmente.

terça-feira, 6 de maio de 2008

Meu primeiro Black Bass

Pessoal

Quinta-feira, 1º de Maio de 2008, eu, o Gabirú, o Sandro Hoff e o Rafael Catimba nos encontramos por volta das 5:00 da manha para irmos pescar uns basses na Fazenda Pampa Rural em Cambará do Sul, não preciso dizer que estava um pouco frio, algo em torno de 4ºC e 6ºC, aqui em Novo Hamburgo lá em Cambará so Deus sabia eheheheh

Bem segue a foto de um entroncamento da estrada que nos levaria até lá:




Não preciso dizer que o que se vê branco é geada....


Para quem não conhece a Fazenda Pampa Rural tem 9 lagos para pesca, 8 de bass e 1 de trutas,

Vamos ás fotos:

Taí ele...meu primeiro black bass..sei que não é um monstro, mas ja chegou para viciar




Mais uma do primeiro:



Depois dele veio mais esse:





Como eu não sabia se pegaria alguma coisa resolvi tirar uma foto minha no contexto, assim a minha esposa não ficaria grilada, pô vai pescar e nem fotos dos peixes tem?!?!?!?




Como eu estreiei o Black Bass nessa pescaria e ja viciei na pesca dele, vou apartir de agora postar algumas dicas sobre esse que é considerado um dos mais esportivos peixes que temos por aqui


Quero fazer um agradecimento especial ao Gabirú, ao Rafael Catimba e ao nosso guia oficial Sandro Hoff pela companhia e pela oportunidade que me deram de conhecer esse peixe tão bom de briga.

Um forte abraço à todos